• 1 beterraba média cozida
  • 2 xícaras de chá de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • Sal a gosto

Eu vi essa receita já faz tempo no site da Patty Martins, o Aqui na Cozinha. Achei tão linda a cor da massa que resolvi testar. Fica perfeita, com um gosto bem sutil de beterraba ao fundo. E olha que nem sou fã de beterraba – não como em salada, só batida em suco. AMEI demais estas panquecas. Esta não foi a primeira vez que fiz – todas as vezes ficaram perfeitas. Indico muito a vocês. Quero no futuro testar as panquecas de cenoura, couve e abóbora! Quando eu fizer eu volto pra contar!

MODO DE PREPARO – Panquecas de Beterraba

Descasque a beterraba, corte em pedaços e cozinhe em água sem adicionar nada até que fique macia. Espere a beterraba esfriar um pouco.

Agora é só bater tudo no liquidificador e está pronta a massa! Leite, beterraba, farinha, ovos, queijo, manteiga e sal.

Eu gosto de untar a frigideira com umas gotinhas de óleo, espalhando com a ajuda de um papel toalha.

Sempre faço uma panqueca menorzinha para testar o sabor. Se estiver bom de sal e consistência eu começo a fazer as panquecas grandes pra valer.

Eu não tenho panquequeira. Frito as panquecas em fogo alto em frigideira antiaderente. Coloco a massa e deixo ela firmar bem de um lado, pra depois virar com o garfo. Com ela bem frita de um lado é mais fácil virá-la sem quebrar. O outro lado não precisa fritar por muito tempo.

A receita original diz que rende 18 panquecas. Não sei se fiz muito grande ou muito grossa, mas rendeu apenas 10.

O recheio é de sua preferência. Desta vez eu recheei com carne moída. Outras sugestões são frango, atum ou presunto e queijo. Eu nem fiz molho. Comi com a mão mesmo como lanche – teve até ketchup mas não contem pra ninguém que fiz isso! rs!

AQUI eu já ensinei meu recheio de frango. E AQUI ensinei o meu de carne. ESTE molho branco pode ser usado nas panquecas.

Espero que gostem. Beijos.