• 1 xícara de chá de óleo
  • 1 xícara de chá de leite
  • 3 ovos
  • 1/2 lata de creme de leite (eu uso geralmente 1 caixinha)
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • 1 colher de sopa de fermento
  • sal a gosto (eu coloco uma pitadona de sal; tome cuidado porque o parmesão já tem sal, e o recheio da torta geralmente também já dá bastante gosto; não exagere!)
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo

Essa receita é do caderno da mamãe (que está aqui em casa faz tempo e eu não devolvi!). Desde criança eu como dessa torta. Até recheada de repolho – que não gosto – eu comia porque é muito gostosa a massa, que leva creme de leite.

Eu não sei se o nome é Três Pingos porque minha mãe nem anotou nome nenhum (vejam o caderninho dela na foto). Mas toda vez que pergunto dessa torta pra minha avó ela fala “ah, a Três Pingos!”, então eu passei a chamar a torta assim mesmo!

Antes de bater a massa eu faço o recheio. Eu gosto muito de fazer de frango com catupiry ou de presunto e queijo. A de presunto e queijo é sucesso absoluto, sobretudo em festas; a de frango também mas dá um pouco mais de trabalho porque envolve cozinhar e desfiar o frango. Dica: evite azeitonas, pimentão e ervilhas e as pessoas comerão sua torta nas festas… kkk…

O recheio que costumo fazer de presunto e queijo leva:
300g de presunto cortado (eu compro fatiado e depois pico)
300g de mussarela cortada (idem ao presunto)
1 a 2 tomates em cubos (sem a semente)
3 ou 4 colheres de sopa de molho de tomate (não deixa o recheio seco)
1 fio de azeite
orégano a gosto
1 envelope de Sazón, de preferência o vermelho
Em torno de umas 5 colheres de sopa de Catupiry (eu coloco meio a olho)

Basta misturar tudo! Vai ficar tipo uma pasta por causa do Catupiry.

Modo de Preparo – MASSA

Agora unte uma assadeira com manteiga e farinha e já ligue o forno para pré-aquecer (180 graus). Enquanto o forno aquece, bata a massa. Basta bater todos os ingredientes menos a farinha no liquidificador. Quando estiver homogênea vá adicionando a farinha aos poucos e batendo. Deixe homogênea novamente.

Coloque um pouco da massa no fundo da assadeira só pra forrar mesmo. Disponha o recheio por cima, e depois cubra o recheio com o restante da massa. Sempre vai um pouco mais da massa por cima da torta do que por baixo. Asse por aproximadamente 50 minutos ou até ficar dourada por cima. Deixe esfriar antes de cortar.

É ótima para levar em festinhas e piqueniques!

Abraços!