• 2 xícaras de chá de arroz próprio para risoto (Arbóreo, Carnaroli, etc)
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
  • Azeite q.b
  • Caldo de legumes q.b (tenha 1 litro e 1/2 pelo menos)
  • 200g de Queijo Reino ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga (não margarina)
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Estou em uma fase de risoto, arroz cremoso…
Já tenho um post guardado com outro risoto pra postar aqui e um pacote fechado em casa de arroz especial só esperando uma próxima ideia.

Eu gosto da liberdade da coisa. Você faz uma base, e inventa algo novo para dar um sabor – quase nunca fica ruim!
Que os chefs não me ouçam simplificando a coisa desse jeito – mas na casa da gente tudo pode, rs!

No dia seguinte ao Encontro Gourmet eu fui direto procurar o Queijo Reino Palmyra que ganhei no evento.
Eu não sabia, mas é um queijo brasileiro. Verdade que nasceu do Queijo Edam holandês, mas o Reino é bem mineirinho!

Fiquei completamente apaixonada pelo queijo! No stand no evento eu não conseguia parar de comer; depois no café da manhã: mais queijo!

Achei que esse queijo merecia uma boa receita (ainda que simples), então para o almoço preparei este risoto – que modestia à parte ~meodeos~ ficou bom. A foto nem saiu boa porque, sinceramente, eu não estava na vibe de fotografar e sim de COMER. Rs!
Bastava que vocês pudessem sentir o cheiro maravilhoso deste prato e vocês iriam logo entender do que estou falando! Rs! #fome

Aí vai como eu fiz:

Modo de Preparo – RISOTO DE QUEIJO REINO

É sempre melhor ter um caldo de legumes caseiro, sem dúvida. Mas tem aqueles dias que estamos com preguiça, certo? Principalmente aos domingos. Utilizei caldo de legumes comprado mesmo. Mas usei só a metade de cubos do que manda a embalagem. Para 1 litro e 1/2 de água utilizei apenas 1 cubo e 1/2 de caldo. Ficou ótimo!

Tenha o caldo fervendo em outro recipiente ao lado da panela durante o preparo. Hora de começar!

Em uma panela grande refogue a cebola em um pouco de azeite. Adicione o arroz e refogue um pouco mais. Adicione o vinho branco e espere evaporar um pouco. Deixe em fogo BEM baixinho. Vá adicionando o caldo de legumes aos poucos e deixando o arroz cozinhar. Mexa delicadamente para não grudar no fundo. Se o caldo for secando e o arroz ainda não estiver pronto, vá adicionando mais. Quando o arroz estiver cozido, adicione o queijo reino e mexa até derreter. Acerte o sal e a pimenta. Finalize com as duas colheres de sopa de manteiga.

Dica: quando o arroz estiver cozido, se o caldo estiver muito seco, eu adiciono mais um pouquinho (BEM POUQUINHO), para na hora que eu adicionar os queijos ou outros ingredientes de finalização, o risoto não perca cremosidade. Mas não pode ser muito, porque o risoto também não pode ser muito líquido. O certo é ser cremoso, nem bloco, nem sopa :)

Depois de pronto o risoto deve ser servido imediatamente.

Este post não foi pago nem nada, eu trouxe o queijo do evento e realmente gente, é de comer de joelhos.
Já disse que AMO queijo, certo? Espero que gostem! Beijos!