• 2 xícaras de chá de arroz arbóreo (próprio para risoto)
  • 1 1/2 litro de caldo de galinha ou legumes (3 tabletes dissolvidos conforme instruções da embalagem)
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 dentes de alho espremidos
  • Azeite
  • 1/2 xícara de vinho branco seco
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 punhado de queijo parmesão ralado na hora (melhor!)
  • 4 colheres de sopa de queijo Mascarpone
  • Manjericão fresco picadinho (ser fresco faz diferença!)
  • Em torno de 8-10 tomatinhos cereja

Eu sou uma pessoa muito curiosa na cozinha – mais curiosa do que boa cozinheira até! Se eu descubro uma coisa que eu nunca comi e parece boa eu fico louca querendo experimentar, testar, etc.

Eu confesso que sei que é mais útil quando eu posto receitas mais fáceis, com ingredientes mais acessíveis. Mas acho que também posso despertar a curiosidade de vocês para coisas novas, como outros blogs despertam a minha.

Foi assim com o queijo mascarpone. Eu nunca tinha comido e não achava pra comprar. Eu queria fazer esta receita aqui com mascarpone, e não com brie (mas pensando bem, brie é melhor, e mesmo sendo caro, é mais barato e está mais fácil de achar!)

Quando achei o bendito do mascarpone ainda tive que pagar meio caro. Lógico que não é uma coisa que vou comer todo dia, mas comprar UMA vez para experimentar também não vai me matar! (idem para o presunto de parma, que é bem carinho também!)

Resolvi usar meu mascarpone nesta receita que ficou bem gostosa. O gosto do manjericão fica bem fortinho, e junto com os tomates e o queijo dá um toque Margherita à receita (BOM!). Mas o mascarpone sozinho não tem gosto de nada – está mais para um creme de leite do que pra um queijo…Rs! :P

Modo de Preparo – RISOTO DE MASCARPONE

Refogue a cebola e o alho no azeite (ou na manteiga se você preferir!). Junte o arroz e refogue mais um pouco. Adicione o vinho branco e deixe o álcool evaporar.

Agora vá adicionando o caldo de galinha (ou legumes) bem aos poucos, mexendo sempre, em fogo baixo, até o arroz ficar cozido. Você vai usar apenas a quantidade de caldo suficiente para cozinhar o arroz e deixar o risoto cremoso. Por isso, vá adicionando 1 concha por vez, mexendo e experimentando. Se estiver cozido pare de adicionar o caldo e finalize! (Todo risoto é assim, basicamente!).

Para finalizar: adicione 1 colher de manteiga, o parmesão, o mascarpone, os tomatinhos picados e o manjericão e desligue o fogo. Se precisar acerte o sal, mas geralmente não precisa porque o caldo e o parmesão são salgados. Eu servi com Crisp de Parma por cima:

Crisp de Parma

Basta colocar as fatias de presunto de parma em cima de um papel toalha e levar ao microondas por 2 minutos. Eu fiz duas fatias de cada vez em cima de duas folhas de papel toalha e deu certinho. Fica um charme e é bem gostoso! ;)

A inspiração veio daqui.