• MEDIDA DO COPO: 240ml
  • 1 copo de leite com 1 ovo (coloque o ovo no copo, complete com o leite e dê uma mexidinha com um garfo)
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1 copo de batata cozida e amassada (segui a receita original utilizando 1/2 copo de batata em flocos - purê de batatas instantâneo - com 1/2 copo de água morna. Misture para virar um purê antes de adicionar na máquina)
  • 1 1/2 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 3 copos de farinha de trigo especial
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco

Esse é o segundo pão que eu faço na minha máquina de fazer pão. O primeiro foi uma receita de “pão francês” bem simples do próprio manual da máquina. Ficou até que bom; apesar de não parecer muito com nosso bom e velho pão frances, ficou bem gostoso quentinho com manteiga e pra acompanhar uma sopinha à noite. Ficou bonito, mas as fotos ficaram meio estranhas, estou pensando se vou postar aqui…

Resolvi ousar um pouco mais dessa vez e fazer uma receita de pão que eu vi na internet ao invés de ficar usando o manual só. Achei que o resultado foi ótimo, um pão bem gostoso, maciozinho. Queria que tivesse mais gosto de batata, mas mesmo assim valeu muito a pena.

A receita original dizia “pão de 600g”. Isso foi um problema porque minha máquina tem as programações 500g, 750g e 1000g. Chutei 750g e ainda bem que deu tudo certo!

Aí vai pra quem quiser arriscar também:

Ciclo Básico/Sanduíche

Modo de Preparo – PÃO DE BATATA

Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão na ordem indicada pelo fabricante. Geralmente é esta em que está acima, mas é bom conferir a sua.
Eu utilizei o ciclo “básico”. A receita original diz que o ciclo “sanduíche” é mais indicado, porém a minha máquina não o possui. Fiz no ciclo básico mesmo e deu certinho.
A massa crua não ficou suuuper consistente e achei que pudesse dar algo errado, mas no final assou certinho. Olha como ficou alto e bonito :)
Super orgulho! Com uma manteguinha derretendo ficou show. Quem quer?

Fonte: Doces Encontros