• 9 xícaras de chá de água
  • 1 e 1/2 envelope de Hondashi (caldo de peixe)
  • 6 colheres de sopa de missô (massa de soja) - a receita original pedia Shiro Missô mas eu usei o Aka e ficou super bom.
  • 400g de tofu (queijo de soja) cortado em cubos
  • 200g de macarrão de arroz (Bifum/Mifun)
  • Cebolinha picada a gosto

Uma receita quentinha e confortável para a estréia do novo Lab Culinário! O blog está de cara nova – e não está mais hospedado no Tumbrl, que vai ficar apenas com fotos. Deu bastante trabalho mas estou super feliz com o resultado. :) :)
Espero que vocês também tenham gostado e que tenha facilitado a busca por receitas. Uma pena não ter conseguido migrar os comentários dos posts – que vão ficar no Tumbrl. Espero que vocês comentem bastante nesta nova etapa do blog para compensar! ;)

Bom, vamos à receita! Missoshiru é uma sopa japonesa muito gostosa, geralmente servida nos restaurantes japas por aqui como entrada. Ela é feita de missô, uma massa composta por soja, arroz e sal. Quando fui fazer esta receita descobri que há dois tipos de missô mais comuns: o Missô Aka (coloração e sabor mais acentuados – pote vermelho) e o Shiro Missô (coloração e sabor mais suaves, porque possui mais arroz em sua composição – pote azul).

Eu optei pelo Missô Aka. Parece que envolve questão de gosto mesmo, apesar de a receita deles sugerir o Shiro. O Missô da Sakura que eu comprei veio com um caderninho de receitas no qual me baseei para fazer o meu Missoshiru. Além do que dizia a receita, acrescentei Bifum/Mifun, que é um macarrão oriental fininho de arroz. Fica bem gostoso. Segue como fazer!

Modo de Preparo – MISSOSHIRU

Em uma panela, ferva a água. Quando estiver fervendo, junte o Hondashi, o macarrão (ele tem o tempo de cozimento bem curto, de 1 minuto apenas), e o missô. Mexa bem para dissolver o missô, mas de forma delicada para não quebrar o macarrão. Por fim, acrescente os pedaços de tofu e a cebolinha e desligue o fogo.

O Missoshiru não se come de colher, mas direto do potinho, bebendo. Você pode usar hashis para ajudar a misturar o conteúdo ou pegar o macarrão.

Sirva um Missoshiru de entrada quando fizer Temakis! HUmmm… :)