• PARA 750g DE MASSA
  • 240ml de água
  • 1 1/2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • 480g de farinha de trigo (usei farinha Tipo 1, marca Sol)
  • 1 colher de chá de fermento biológico seco (usei Fleischmann)

Quando eu ganhei finalmente uma máquina de fazer pão (MFP) na semana passada eu nem acreditei. Eu queria muuuito já faz um tempão! É muito bom ter amigos tão queridos… <3

Minha primeira experiência na MFP não foi um pão. Na verdade, se engana quem pensa que a MFP serve apenas para fazer pães. Tenho visto muitas receitas que utilizam o poder de bater da máquina para fazer massa de pizza, de pastéis, de macarrão, dentre outras maravilhas que estou louca pra testar.

A própria Arno Uno, que foi a que eu ganhei, possui programação própria para pizza, massa fresca, bolo e geléia. Resolvi não ousar muito e testar uma receita do próprio manual da máquina, para não correr o risco de dar tudo errado logo na estréia.

Antes de utilizar a máquina pela primeira vez eu realizei algumas pesquisas na internet e encontrei esses dois posts – Dicas Básicas e Dicas Básicas 2.0 – com informações muito úteis para todos os proprietários de MFP. Sugiro a todos que leiam, eu gostei muito. Até porque o manual é um pouco chato e um tanto quanto confuso. Inclusive as receitas, que não possuem muitas instruções – demorei pra entender a coisa toda, sendo que a máquina é super fácil de operar.

Quanto à massa de pizza, realmente me surpreendeu. Ficou super gostosa! Gostei DEMAIS! Minha próxima compra vai ser uma pedra para assar pizzas para deixar essa receita ainda melhor, porque eu pretendo fazê-la novamente 1 milhão de vezes ;)

Fiz assim:

Modo de Preparo – MASSA DE PIZZA

Ciclo: Amassar/Massa (a minha possui programação específica pizza)

Coloque na forma da máquina de fazer pão os ingredientes na ordem em que aparecem neste post: água, azeite, sal, farinha e por último o fermento. Procure utilizar sempre a jarra e colheres medidas que vêm junto com sua máquina de pão.

Programe a máquina no ciclo amassar/massa. A minha possui um programa específico para pizza. Consulte seu manual para ver qual a programação indicada para apenas amassar/massa. A duração deste programa é de 1h21min na minha MFP.

Depois de terminado o ciclo, divida a massa em três partes iguais e abra os discos finos com um rolo. Eu dobrei as rebarbas para fazer as bordas e deixar a pizza redondinha, mas você pode fazer sem borda se preferir.

Cubra com molho de tomate e ingredientes de sua preferência. Leve ao forno pré-aquecido para assar. As minhas demoraram 30 minutos +- em forno médio.

Minha cobertura eu fiz assim:

Molho:
1 lata de tomates pelados
1/2 cebola pequena ralada
2 dentes de alho espremidos
Ervas para pizza: mistura de manjericão, orégano, manjerona e tomilho secos  a gosto
Sal, açúcar e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo: refoguei a cebola e o alho em azeite, juntei os tomates e deixei cozinhar por uns 5 minutos. Bati com um mixer (pode ser no liquidificador também). Acrescentei as ervas, o açúcar para diminuir a acidez, acertei o sal e a pimenta.

O sabor da pizza foi Margherita. Usei fatias de mussarela, tomate italiano cortado em cubinhos e manjericão seco – preferimos o seco ao fresco na pizza aqui em casa ;)

Gente, sério! Pizza caseirinha assim é TUDO de BOM! Estou in love com minha MFP. Logo mais vou postar um pão assado nela. :)