• 500g de creme de leite fresco
  • Sal a gosto (opcional / usei flor de sal)
  • Raspas de limão siciliano (opcional)

… com flor de sal e raspas de limão siciliano!

Sempre ouvia as pessoas dizendo pra tomar cuidado na hora de bater o creme de leite fresco, porque senão o chantilly vira manteiga – o que é ruim, porque ninguém quer decorar bolo com manteiga, certo? Rs!

Bom dessa vez eu queria mesmo fazer manteiga em casa! Acho que foi no Clos de Tapas que eu comi há algumas semanas uma manteiga temperada com limão. Aí cismei com isso – e quando eu cismo… !

Fui procurar na internet e encontrei esses dois links > link 1 , link 2 > que me ajudaram a preparar a minha manteiguinha caseira. <3

Vejam como é fácil:

MODO DE PREPARO: Manteiga Caseira

Deixe o creme de leite fresco por uns 5 minutinhos no freezer antes de bater.

Agora bata o creme de leite fresco na batedeira – e é basicamente só isso! Primeiro ele vai ganhar consistência de chantilly. Continue batendo e batendo. Quando parecer que desandou, é porque está pronto; no ponto da manteiga, um líquido parecido com leite vai se separar da manteiga.

Quando estiver assim, basta passar tudo cuidadosamente por uma peneira, para tirar essa líquido. O líquido na verdade é o tradicional buttermilk que os americanos tanto usam!  :)

500g de creme de leite fresco rendeu pra mim uns 140g de manteiga.

Eu temperei a minha manteiga com flor de sal (que foi presente também no Encontro Gourmet!) e raspas de limão siciliano. Aqui você pode usar a criatividade, temperando com ervinhas e tudo mais. Sirva para as visitas e diga que você mesmo fez sua manteiga – aposto que vão amar!

Beijos!

Adaptado um nadinha de: Prato Fundo / Kayotic Kitchen