• 1 peça de Maminha (pode ser Picanha mas eu só comi Maminha…)
  • Óleo/Azeite/Manteiga (escolha o que preferir!)
  • 1 cebola grande
  • 3 cubos de caldo de carne
  • Batatas - opcional

Bom vamos a mais um post com a ilustre panela de pressão como personagem principal… kkk…

Minha tia fez essa carne uma vez para um almoço muito gostosinho na casa da minha avó (com direito a nhoque e essas coisas maravilhosas do imaginário dos almoços em casa de avó). A carne me chamou muito a atenção porque ficou muuuito gostosa e eu nem sou muito chegada a carne. Daí esses dias resolvi ligar pra ela e pegar a receita.

Achei que havia o maior processo complicado de temperos e tempos de forno – ESQUECE! É super simples o preparo!

Modo de Preparo – MAMINHA NA PANELA DE PRESSÃO

Na panela de pressão, dê uma refogadinha na peça de carne em óleo, azeite ou manteiga – o que você preferir!

Depois adicione água na panela apenas até cobrir a carne. Na verdade na minha carne eu acabei colocando muita água, mas não comprometeu o gosto – UFA! Hehehe!

Adicione os 3 cubos de caldo de carne e a cebola cortada em 4 partes.

Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 40 minutos – é só!! :O

Se você quiser adicionar algumas batatas, quando passar uns 30 minutos de cozimento da carne, abra a panela e as adicione. Eu usei duas batatas grandes (descascadas) cortadas em cubos.

Quando você adicionar as batatas, pode escolher deixar a panela aberta para finalizar o cozimento da carne. A água irá secar por completo, então é bom deixar a tampa aberta para controlar isso e não deixar a carne grudar no fundo da panela. Depois de uns 10 minutinhos a batata também estará cozida.

Se a carne ainda não estiver assada e a água secar adicione um pouco mais de água.

Caso ainda reste uns 5 dedos de água na panela de pressão quando for acrescentar as batatas, você pode optar por tampar a panela para finalizar o cozimento – vai da segurança de cada um em não deixar a carne grudar nem as batatas derreterem de tão cozidas…

A minha tinha muita água então nem secou. Mas da próxima vez vou fazer certinho! É muito, muito boa e vale a pena!

No final a água seca, a carne fica douradinha, as batatas molinhas e a cebola desmanchando de boa! E você pode impressionar dizendo que levou horas temperando e assando e etc que as visitas vão super acreditar!

Valeu tia! ;)