• 2 gemas (ou 50g de gema pasteurizada)
  • 2-3 colheres de chá de suco de limão
  • 100ml aprox. de óleo vegetal (soja, canola, milho, girassol)
  • 1-2 colheres de mostarda
  • Ervas frescas picadas (usei salsinha e estragão)
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Eu não sou muito fã de maionese. Ou não era, até comer a maionese verde do Joakin’s. O que é aquela delícia gente? Para TUDO!! Pedi algumas batatas de carinha de entrada quando estive lá na semana passada, com uma porção da famosa maionese porque o pessoal na mesa insistiu que era realmente boa. AMEI!

Resolvi tentar fazer uma maionese caseira então. Cheguei à conclusão de que não gosto muito é de maionese industrializada, rs!

Achei que era mais difícil dar o ponto da maionese com o fouet. Como eu fiz pouco achei que não valeria a pena tentar nada com o liquidificador. Nem é difícil… :)

A maionese caseira também tem a questão do ovo cru. Comer gema crua é perigoso, por causa de salmonela e outras bactérias que possa conter. Você pode fazer esta receita em casa se estiver seguro da origem confiável de seus ovos, e deve consumir a maionese no mesmo dia – nada de guardar ad æternum.

Eu encontrei no mercado uma caixa de gemas pasteurizadas da Fleischmann e resolvi comprar (é bem difícil de achar; comprei no Santa Luzia). Geralmente elas são utilizadas por restaurantes, e são mais seguras para serem comidas cruas. O problema é que a caixa é muito grande. Só vale a pena se você for realmente usar muita gema pra fazer alguma coisa. De qualquer forma, gostei de testar o produto.

Eu simplesmente ADOREI a minha maionese caseira. Gostei tanto que fiz duas vezes! Todos em casa pareceram aprovar também… Eu fiz assim:

MODO DE PREPARO – Maionese Caseira com Ervas

Em uma vasilha bem grande, coloque as gemas. Com um fouet (batedor de ovos), bata a gema até que ela forme algumas bolhinhas (dá uma espumada).

Acrescente uma colher de chá de limão e bata um pouquinho só pra misturar.

Comece a acrescentar o óleo em fio, bem aos poucos, e vá batendo energicamente e sem parar, para que a preparação comece a ficar cremosa. Eu usei por volta de 100ml de óleo, mas isso pode variar; ao ficar cremosa, com consistência de maionese, você pode parar de acrescentar o óleo.

Depois tempere a seu gosto. Eu adicionei 1 colher de chá de mostarda, mais 1 colher de chá de limão, sal, pimenta, salsa fresca picadinha e estragão picadinho. O Estragão dá um toque bem especial – recomendo bastante!

Comemos com batatas de carinha como no restaurante. :)
Lógico que não é a receita deles, mas eu gostei bastante da minha. <3
Se gostam de maionese caseira, tentem em casa também e não se arrependerão!

Este vídeo do Prato Fundo me ajudou a saber como se bate: http://www.youtube.com/watch?v=JF4cdKRtGp0
Mas ao final acabei fazendo uma receita meio adaptada de vários lugares.

Beijos!