• 450g de maminha
  • 80g de gordura da maminha
  • Sal
  • Pimenta do Reino
  • 6 ovos
  • 6 pães de hambúrguer
  • 6 fatias de queijo prato
  • 6 fatias de queijo estepe
  • 6 fatias de queijo gouda (na verdade como este não achei fatiado, comprei um pedacinho e fatiei em pequenos pedaços em casa mesmo, então usei vários pedacinhos do queijo, e não fatias. Mas saibam que esta receita rende 6 lanches)

… com mix de queijos especial!

Eu gosto muito de conhecer hamburguerias, e já teria conhecido mais se não fosse por questões de budget, rs! Esses dias atrás estava em busca de algumas ideias de lugares para ir quando me deparei com esta maravilha AQUI que foi direto para minha “to do list”, uma vez que x-egg é um dos meus lanches favoritos do mundo ever – meus pedidos não variam muito entre x-burguer e x-egg na verdade!

Combinada a esta descoberta está minha ida recente ao Chip’s Burger na Zona Norte de SP. Experimentei um lanche com o mix de queijos da casa (estepe, gouda e prato) e gostei muuuuito. Pensei então em juntar tudo e fazer meu próprio Cheeseburger Eggsplosion com esse mix de queijos especial! Fiz assim:

Modo de Preparo – HAMBÚRGUER

Resolvi preparar um hambúrguer caseiro mais tradicional possível, ou seja, nada de um monte de temperos e nada de moer a carne. Assisti alguns vídeos do Wessel e peguei umas dicas (vejam este e este que são bem bacanas)
O ideal para um hambúrguer bem gostoso é picar a carne na ponta da faca, mas cadê a habilidade né gente? Rs! O processador é um ótimo substituto da faca em casos de inaptidão – como o meu!
A porcentagem de gordura também importa bastante para um bom hambúrguer. Deve ser algo em torno de 15%. Pedi ao açougueiro que retirasse a gordura da maminha e colocasse a parte e levei pra casa (detalhe: no supermercado eu pedi isso e, além de o açougueiro não fazer, me olhou como se eu fosse um ET; daí eu fui a um açougue mesmo e foi tranquilo!).

Pesei a gordura e a carne e separei a quantidade meio ideal para triturar, conforme esta proporção de 15%.

O primeiro passo é passar a carne e a gordura no processador.
Dividi a carne em 6 partes e modelei em formato de hambúrguer, deixando um buraco no meio. Fiz o buraco com a ajuda de um cortador de biscoito, mas você pode usar a boca de um copo ou qualquer coisa parecida.
A parte que retirei de carne eu coloquei de volta nos cantos do hambúrguer, para não desperdiçar.
Usei um aro de alúminio de fritar ovo para ajudar a modelar o hambúrguer. Caso você tenha um desses pode ajudar…

Agora hora de fritar! Confesso que não foi difícil, mas também não foi a coisa mais simples do mundo! Vou dar as minhas dicas e espero que dê certinho para vocês; sigam o passo a passo assim:

- Coloquei um pouco de manteiga ou óleo na frigideira, só para untar (eu usei ghee)
- Deixei bem, bem quente
- Coloque o hambúrguer e assim que estiver marronzinho, vire (o processo todo é bem rápido, atenção!)
- Quebre o ovo dentro de um copo primeiro para facilitar
- Coloque o ovo no buraco do centro do hambúrguer, tomando cuidado para a gema ficar aí neste espaço. A clara vai vazar um pouco mas tudo bem…
- Tempere tudo com sal e pimenta do reino.
- Agora com muito cuidado, vire o hambúrguer com o ovo e tudo! Confesso que um dos meus ficou todo quebrado neste passo, que é bem delicado! Rs!
- Tempere este outro lado com sal e pimenta do reino também
- Coloque uma fatia de cada queijo por cima (dobre ao meio as fatias se elas forem grandes)
- Espirre um pouco de água com a ponta dos dedos (ou com um borrifador) por cima dos queijos, e tampe a frigideira
- Deixei fritar só até os queijos derreterem
- Quando os queijos estiverem derretidos, retire do fogo e pronto!
- Coloque no pão. Se gostar pode encher de maionese, mostarda, catchup, o que quiser. Eu sou adepta do catchup <3

Servi os meus com batatas de carinha que comprei congeladas. AMO essas batatinhas smile e elas ficam ótimas no forno também ao invés de fritas (menos óleo né!).

Espero que gostem. Como o processo de fritar é super rápido, não consegui tirar boas fotos – ou eu fritava ou eu fotografava, a coisa era intensa no fogão! E na hora de comer a “eggsplosion” não era uma coisa muito bonita de se ver – apesar de maravilhosa no sabor!

Mas acho que dá pra ter uma idéia pelas minhas fotos e pelo post original de onde eu vi essa “receita”.

Um comentário que não pode faltar: esse mix de queijos é sensacional! Recomendo fortemente experimentarem!

Me senti a hamburgueiraa hoje! Rsrsrs!