• 1 kg de salsicha
  • 1 kg de tomates maduros
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 maço de cheiro verde
  • Mostarda e Catchup a gosto
  • Sal a gosto

Tem post novo no Lab com muitas novidades legais! A primeira é que finalmente deixei de morar com minha sogra e agora estou em meu próprio apartamento, o que significa que tenho uma cozinha só pra mim! \o/

Também significa que faltam bastante coisinhas nela (na cozinha!), mas aos poucos vai ficar lindona e vou trazer bastante receitas novas pra cá.

A segunda novidade não menos bacana é que o Lab Culinário integra agora o Coletivo Gastronômico – uma reunião de blogs (os melhores, claro) que trarão todo mês receitas temáticas. O tema deste mês é do amorzinho: FESTA RETRÔ!

Resolvi trazer para vocês uma receita que aprendi com a minha sogra. Foi muuuuito feita nas festinhas dos meninos dela. Porque antigamente festa boa era assim: nossos pais e tias/tios decoravam a festa, nossa mãe fazia lanchinhos (com carne louca e afins), salgadinhos, tinha Guaraná de garrafa, bala de coco, brigadeiro e beijinho, cama repleta de presentes (com os papéis debaixo da cama) e muito amor! A verdade é que nossas mães e tias deixavam estes buffets de hoje em dia no chinelo gente ;)

Este cachorro quente eu acho genial, porque ele uma espécie de Buraco Quente, só que com salsicha – qual criança não adora salsicha? E em dia de festa pode né!? É bem facinho de fazer; envolve praticidade na hora de rechear os pães e também economia – porque a salsicha batida rende mais.

Deixei até uma foto do caderninho da minha sogra – é a fonte da receita. Afinal, caderninho escrito à mão também é retrô, certo?

Bora aprender?

MODO DE PREPARO

Ferva as salsichas até que fiquem cozidas, escorra e reserve.

Leve ao fogo uma panela com os tomates inteiros cobertos com água até levantar fervura. Retire do fogo, escorra e reserve.

Em uma frigideira, frite a cebola com o alho em um pouco de azeite ou manteiga.

A receita original pede que se bata tudo no liquidificador. Eu acho mais fácil usar o mixer/varinha mágica, porque já bato tudo direto na panela.

Corte os tomates e bata bem. Adicione as salsichas também cortadas e o restante dos ingredientes e continue batendo até que a mistura fique homogênea (não precisa bater muito). Dica: coloque o catchup e a mostarda aos poucos e vá experimentando até chegar no sabor de sua preferência. Comece por exemplo com 3 colheres de catchup e 1 de mostarda e vá acrescentando mais caso queira.

Leve ao fogo até engrossar.

Recheie pães e sirva-os em saquinhos.
O mais legal é rechear mini pães franceses.

Todo mundo em casa adora! :)

Tem muitas receitas bacanas nos blogs do Coletivo Gastronômico neste mês.
Confira os links e prepare uma linda festa retrô. Para decoração, nossa dica é apostar no azul e vermelho. ;)

lab_culinario_coletivo_2

Artes da MelGeleia de Pinga
Better Call SanBolo de Coco com Baba de Moça e Marshmallow
Burburinho na CozinhaBolinho de Arroz
Cozinha da GertrudesMousse de Salame
Gastronomia &+Ovos Recheados (Deviled Eggs), ClubHouse Punch
GordicesBolo de Pão de Queijo
Mosaico de Receitas - Bolo Salgado de Frango
Minha Marmita TemCanudinho de Maionese, Limonada Rosa
My FlavorsBarquinhas de Salpicão
O que temos hoje Elisa?Empanada Galega de Frango
Panela e PaixãoBeijinho de Coco
Se Eu Fiz Vc FazBatatinha em Conserva