• Batatas BEM grandes (as maiores que puder encontrar; eu assei 4 unidades)
  • Manteiga
  • Sal grosso (ou Flor de Sal)
  • Papel Manteiga ou Papel Alumínio
  • Sugestão de Recheio - presunto e queijo
  • 300g de presunto cortado em cubinhos
  • 300g de queijo prato cortado em cubinhos
  • Catupiry a gosto
  • Manteiga
  • Orégano

Eu sempre achei que o segredo das baked potatoes era apenas o tamanho da batata (ou o tipo dela). Agora me convenci de que o segredo maior são as caixinhas!

As caixinhas?? Explico…

Se você tiver batatas grandes, assá-las, etc, na hora de rechear, se você quiser colocar TODO aquele recheio que vem nas baked potatoes há grande chance ou de você não conseguir colocar nem metade do recheio que gostaria, ou da sua batata abrir em dois e você fazer uma grande meleca feia!

Uma ótima solução para o problema da caixinha é simplesmente embrulhar as batatas em papel manteiga ou papel alumínio, o que irá segurar a batata da mesma forma que faz a caixinha. Assim você conseguirá abrir bem a batata e colocar quanto recheio quiser, que o papel vai segurar tudo! Sem brincadeira, essas batatas não deixaram nada a desejar em comparação com as do restaurante. E o recheio você é livre para inventar! Eu fiz assim:

Modo de Preparo – BAKED POTATO

Lave bem as batatas. NÃO descasque. Com uma faca, faça alguns pequenos furos ao redor de toda a batata. Coloque em cima de um prato e leve ao microondas por aproximadamente 14 minutos, virando as batatas na metade do tempo.

Eu tive que fazer esse processo 2 vezes, pois no prato só cabiam duas batatas por vez, uma vez que eram enormes. De qualquer forma, é muito mais rápido pré assar as batatas no microondas, porque direto no forno levam uma eternidade para ficarem prontas.

Espete as batatas com um garfo para ver se já estão molinhas. Caso não, coloque mais dois minutos no microondas até que estejam.

Unte uma assadeira com manteiga. Coloque as batatas na assadeira. Passe um pouco de manteiga na casca das batatas também. Eu passei com a ajuda de um pedaço de papel toalha para não me queimar! Polvilhei um pouco de flor de sal. Você pode usar um pouquinho de sal grosso no lugar. Ou nem polvilhar sal – vai do seu gosto! No final o que vai dar mais gosto é o recheio…

Asse as batatas em forno pré-aquecido na temperatura de 220 graus +- (médio alto) por 20-30 minutos (virando na metade do tempo) só para dourararem um pouco.

Retire as batatas do forno. Corte pedaços de papel manteiga ou papel alumínio e embrulhe as batatas (como as minhas na foto), deixando uma parte aberta (em uma das laterais da batata). Faça um corte na batata neste lado que você deixou aberto e cave um pouquinho a batata, deixando um purezinho por dentro. Retire uma ou duas garfadas desse purê de dentro da batata para caber mais recheio.

Eu recheei as minhas assim: passei 1 colher de sobremesa de manteiga, coloquei um pouco de Catupiry e por cima uma mistura de queijo prato e presunto cortados em cubinhos. Por último polvilhei orégano. Levei ao forno por mais uns 10 minutinhos para derreter o queijo, mas para outros tipos de recheio nem precisa voltar ao forno, já que a própria batata quente aquece o recheio!

Eu comi apenas uma e já fiquei satisfeita, porque eram bem grandes.

Meu recheio favorito é o de strogonoff. Da próxima vez vou fazer desse. Agora com esse ~truque~ do papel ninguém me segura mais com minhas baked potatoes! Rs! ;)