• 3 colheres de sopa de manteiga (não use margarina!)
  • 2 ninhos de macarrão cabelinho de anjo/aletria
  • 2 xícaras de arroz
  • sal a gosto (eu uso uma colher BEM rasa de sobremesa)
  • Em torno de 5 xícaras de água

Uma das coisas que eu mais amo comer com kibe, além de coalhada (humm!), é esse arroz com aletria (ou cabelinho de anjo). É muito gostoso e muito fácil de fazer também, vejam só:

Modo de Preparo – ARROZ SÍRIO

Coloque a manteiga na panela e deixe ela derreter e ficar meio marronzinha. Adicione o cabelinho de anjo, esmagando o ninho com as mãos para quebrar bem o macarrão.

Refogue os pedacinhos de macarrão até eles começarem a ficar marronzinhos também. Cuidado para não queimar! – fogo baixo.

Adicione o arroz e refogue mais um pouquinho.

Agora é só cozinhar o arroz como você tem o costume. Eu sempre coloco o dobro de xícaras de água do que usei de arroz (no caso, 4 xícaras de água então), adiciono o sal, misturo um pouco, e deixo no fogo bem alto, com a panela destampada, até a água dar sinais de que vai começar a secar.

Quando a água começa a secar, adiciono mais uma xícara de água, abaixo o fogo e tampo a panela para terminar o cozimento.

Uma dica para saber quando o arroz está pronto é molhar o dedo indicador e encostar na panela. Se a água do dedo evaporar na hora, fazendo um barulhinho “TSSCHH”, é porque o arroz está pronto. Se não fizer é porque ainda tem água a secar no fundo. ;)

Esse é o meu jeito, mas podem seguir o de vocês que dá certo.

Esse macarrão é saboroso por causa da manteiga, e o macarrãozinho dá um toque muito especial. Quem nunca comeu não perca mais tempo!

Beijos!

PS. Já faz tempo que pesquisei diversas formas de fazer esse arroz, depois de ter comido um monte de vezes no Almanara e no Espaço Árabe e adoraado. Não me lembro como acabei chegando nesta receita final, por isso não indico aqui nenhuma fonte.