• 500g de purê de batata (algo em torno de 3 batatas grandes)
  • Azeite (ou manteiga, porque eu não gosto de azeite!)
  • 4 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 ovo
  • Creme de leite fresco (ou 1 lata do normal mesmo se você não encontrar)
  • 500g de queijo minas padrão (é eu mudei um pouco a receita! hihi)
  • sal
  • pimenta do reino

Eu nunca fui ao Restaurante D.O.M porque não posso pagar os olhos da cara por uma refeição, mas simpatizo com o chef Alex Atala, que sempre aparece na mídia tão simpático e está sempre ganhando prêmios por aí.

Essa receita na verdade eu descobri fuçando no blog Delícias da Priscila. Então fiquei curiosa, pesquisei sobre e resolvi testar. É um sucesso!

Trata-se literalmente de um chiclete de queijos. Na real não é um acompanhamento; é servido como um queijo após as refeições (alguns queijos ajudam na digestão). Mas em casa a gente come do jeito que quiser certo? O Alex que não me ouça, mas comemos até com salsicha!

Segue a receita então!

Modo de Preparo – ALIGOT

Como eu cozinho sempre para poucas pessoas (somos em 5 em casa), prefiro cozinhar as batatas no microondas, sobretudo no caso do Aligot (e do nhoque que em breve vocês também verão aqui). Isso porque além de ser bem prático, as batatas não ficam molhadas, deixando a receita melhor.

Então pegue as batatas com casca mesmo, faça furos nelas com uma faca, disponha num prato e leve ao microondas por uns 12-20 minutos, virando na metade do tempo. Espete as batatas para ver se estão cozidas; se não estiverem coloque mais alguns minutos. Depois basta cortá-las ao meio e passar no espremedor. A casca ficará presa no espremedor (mágico! nada de ficar descascando batatas!). Se você quiser cozinhar no modo padrão (água+fogão), é bom mexer um pouco o purê na panela para secar um pouco (e usar aquelas batatas Asterix – cor de rosa).

Rale o queijo e reserve.

Feito isso, pegue uma panela e refogue o alho no azeite, acrescente o purê, a manteiga, o ovo, e vá adicionando o creme de leite aos poucos. Neste que está na foto eu usei uma lata de creme de leite normal mesmo (nada de fresco porque não tinha).

Importante: fogo bem baixinho!

Vá adicionando o queijo aos poucos até virar um chiclete! Tempere com um pouco de sal e pimenta (às vezes nem precisa de sal). Sirva logo em seguida, senão começa a esfriar e já não é a mesma coisa. Eu servi com o bolo de carne!

Delicie-se!

Crédito da receita (apesar de ser do Alex Atala): Delícias da Priscila Beneducci

Update 09/07/2013: Vejam um vídeo bacana do Alex fazendo Aligot ;)