• 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • +- 700g de chocolate ao leite (se quiser servir em copinhos de chocolate; é opcional!)

Hoje foi a comemoração do aniversário de 90 anos da minha bisavó.
Eu fiz alguns docinhos para a festa e vou postar aqui ao longo dessa semana todas as receitas que fiz. Começo o especial de posts “Niver da Bisa” com essa receita de mousse de limão siciliano.

Para servir o mousse na festa eu optei por fazer esses copinhos de chocolate (foto). Você também pode optar por servir naqueles copinhos de acrílico que se usa para brigadeiro de colher. Ou servir como uma sobremesa mesmo!

Não importa como seja servido esse mousse é bem gostoso.

Modo de Preparo – MOUSSE DE LIMÃO SICILIANO

Bata o leite condensado e o creme de leite no liquidificador até a mistura ficar homogênea.
Acrescente o suco de limão aos poucos e continue batendo só até ficar consistente – é bem rápido: quando você joga o suco de limão a mistura já fica meio durinha.
Se for servir como sobremesa você pode distribuir em taças individuais e colocar na geladeira.
Os copinhos de chocolate…

Eu comprei formas de PVC para fazer copinhos de chocolate (a forma vem como sendo de copinhos para licor).
Utilizei +- 700g de chocolate para fazer copinhos que coubessem a receita toda do mousse de limão. O rendimento é de aproximadamente 40 copinhos.

Não vou dizer que não dá trabalho. Chocolate é uma coisa de louco – cria vida, anda pela cozinha e até parece que voa! Eu acho bem trabalhoso fazer coisas com chocolate pela sujeira.

Apesar de exigir um pouco de paciência vale muito a pena porque fica muito bom.

Modo de Preparo – COPINHOS DE CHOCOLATE

Pique o chocolate e leve ao microondas para derreter.
Eu sempre vou mexendo o chocolate de 30 em 30 segundos para não desandar.

Tempere o chocolate. Vejam neste link como temperar.
É importante temperar o chocolate porque senão ele não fica durinho depois de frio. Eu não tenho termômetro nem nada. O truque de testar nos lábios dá certo.
De vez em quando eu coloco uma tigela com água e gelo por debaixo do pirex com chocolate e fico mexendo o chocolate até dar a temperatura. Isso serve também para ajudar a temperar. Cuidado para não cair nunca água no chocolate; água e chocolate não combinam! Sempre utilize tudo seco e muito cuidado com água por perto!

Disponha o chocolate derretido nas formas próprias para fazer os copinhos.

Eu sempre levo um pouco ao freezer para endurecer e logo tiro quando endurece (depois de uns 20 minutos). Até porque também só tenho forma suficiente para fazer 15 de cada vez, então endurecendo a primeira leva já tenho que fazer logo a segunda e assim por diante.

Se tiver rebarbas de chocolate nos copinhos eu corto com uma tesourinha – que eu só uso na cozinha, lógico! Não vão pegar uma tesoura suja nada a ver e cortar o chocolate! Rs!
O mousse no copinho…

Para colocar o mousse nos copinhos você pode utilizar uma colherinha, mas não é muito prático e faz sujeira – vai ficar feio seu doce!
Outra opção é utilizar um saco de confeiteiro, mas também não acho aquela maravilha; também faço muita bagunça com sacos para confeitar.
A dica que eu dou é usar bisnagas que se compra para catchup (vejam foto).
Eu comprei esses naquelas lojas tipo de “R$1,99″ (que nada mais é R$1,99) que vendem várias tranqueiras. Paguei super baratinho. É útil em várias ocasiões… super recomendo.
Basta encher essas bisnagas com o mousse e preencher os copinhos. Essa dica serve para os copos de acrílico também.
Finalize com raspas de limão.

Eu tive que finalizar com raspas de limão normal/tahiti porque sem querer jogaram minhas raspas de limão siciliano fora (!!!). Mas não prejudicou em nada! :)

Você pode fazer um mousse com limão tahiti também. Para esse mousse também utilizo 1 lata de leite condensado e 1 de creme de leite, mas nunca medi a muito a quantidade de suco. Sempre fui espremendo e controlando o gosto para não ficar muito azedo. Sugiro começar com umas 6 colheres de sopa de suco e experimentar. Se quiser mais azedo acrescente mais!

***
Observações
1. Pense na logística na hora de servir este doce em uma festa, pois não é legal deixar o mousse fora da geladeira por muito tempo
2. Para lavar louça suja de chocolate jogue água quente; sai tudo facinho!
***

É isso ~galereee~
Em breve mais doces da festa. Aguardem! ;)

Crédito de receita: Revista Casa e Jardim – link fora do ar!