• 1 litro de leite
  • 8 ovos
  • 250g de açúcar
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha (se você quiser utilizar duas favas de baunilha vai ficar mais gostoso ainda!)
  • CALDA
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de água quente

Essa receita é do livro Técnicas de Confeitaria Profissional publicado pelo Senac. Eu ganhei esse livro de presente e fiquei bem feliz, mas demorei para conseguir fazer algumas receitas pela falta na época de alguns utensílios “básicos” como balança, termômetro, etc.

A receita do flan foi a primeira que eu fiz porque é super simples e não requer nenhum acessório muito incomum. E eu ADORO flan; é sempre o “danone” que eu escolho na prateleira no supermercado! Esse fica bem igual.

Modo de Preparo – FLAN

Primeiro faça a calda. Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água quente e mexa. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda dar uma engrossadinha. Eu sempre tenho medo de queimar a calda, então dessa vez minha calda ficou muito aguada porque tirei antes do fogo. Tentem vencer o medo e fazer uma calda grossinha! Essa da foto é uma outra calda que eu joguei por cima depois, porque minha calda realmente ficou rala – apesar de que não comprometeu em nada, só na foto mesmo!

Forre forminhas ou ramequins com a calda e reserve.

Coloque o leite em uma panela, misture metade do açúcar e leve ao fogo para ferver.

A outra metade do açúcar junte aos ovos e bata até branquear. Branquear os ovos é tipo deixar eles mais clarinhos. Adicione a essência de baunilha e mexa.

Quando tiver branqueado os ovos e fervido o leite, misture metade do leite aos ovos e mexa bem. Depois jogue a mistura toda na panela com o restante do leite e mexa mais. O ideal é não formar espuma, mas eu sempre bato os ovos na batedeira, então não tem como não fazer espuma. Meu flan sempre dá certo formando espuma ou não :P

Coe a mistura toda. Despeje nas forminhas/ramequins.

Forre uma assadeira com papel manteiga, disponha as forminhas/ramequins, e coloque água na assadeira para levar ao forno em banho maria. Cubra com papel alumínio. A receita diz que demora 40 minutos no forno. Este meu último flan levou o dobro! Para saber se está pronto, espete com uma faquinha: a faca deve sair limpa. Leve à geladeira até gelar. Coma!

Nesta parte de levar ao forno em banho maria eu sempre tomo MUITO cuidado porque eu sou mega desastrada. Eu gosto de colocar água já quente na forma. Então eu coloco a assadeira no forno primeiro, e depois com uma caneca despejo água. Só fica um pouco mais dificil cobrir com o papel aluminio, mas nada que com jeitinho não dê. Na hora de tirar do forno eu me concentro muito, porque é pesado e tem água super quente. Cuidado galera, sério! Rs!

Ai gente flan é muito bom e muito fácil de fazer! Vale a pena!

Beijos!