• 5 gemas (as claras não serão utilizadas)
  • 1/3 de xícara de chá de açúcar
  • 350ml de creme de leite fresco
  • 100ml de leite
  • 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • açúcar para caramelizar (a parte legal da receita!)

Quando eu comecei a estudar língua francesa (parei infelizmente) esse doce passou a fazer parte do meu imaginário. E depois de ver a Amélie Poulain se deliciando ao quebrar a casquinha de açúcar do doce, fiquei com mais vontade ainda de experiemtar.

Eu acabei conseguindo comer algumas vezes em um café bacanoso que tem ali na Av. Paulista, no prédio da Gazeta. Mas eu não ia parar por aí! Eu tinha que tentar fazer o tal doce em casa! E para minha tristeza eu não tinha o tal maçarico para fazer a casquinha de açúcar.

Bom, esses dias passaram e agora finalmente eu comprei um maçarico! Nem é tão caro um simplezinho pelo Mercado Livre - eu deveria ter comprado antes!!!

Agora sim estou satisfeita! Utilizei esta receita AQUI e ficou delicioso!

Modo de Preparo – CRÈME BRÛLÉE

Preaqueça o forno a 180 graus – a receita original diz 160 graus mas meu forno começa em 180! Já coloque uma caneca de água no fogo para esquentar, pois o crème vai ao forno em banho-maria.

Bata as gemas com o açúcar na batedeira até a mistura ficar com uma cor clarinha. Depois de bater, adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha, e misture tudo com uma colher.

Deixe a mistura descansar por uns 10 minutos. Depois disso, tire toda a espuma que juntou por cima com uma colher.

Forre uma assadeira com papel manteiga. Disponha ramekins dentro da assadeira. Distribua o crème nos ramekins – rendeu 6 ramekins pra mim.

Leve a assadeira com os ramekins ao forno. Preencha a assadeira com a água quente para o banho-maria. Com cuidado, cubra com papel alumínio e feche o forno. É mais fácil assim do que colocar a água com a assadeira fora do forno. Asse por 40 minutos » todo esse processo tem que ser feito com muito cuidado; eu morro de medo de derrubar água quente em mim, principalmente na hora de tirar a assadeira do forno, portanto atenção hein pessoal!

Retire os ramekins da assadeira, deixe esfriar um pouco e depois leve à geladeira para gelar bem.

Na hora de servir (só na hora de servir, ok?), polvilhe açúcar sobre o crème e queime com a chaminha do maçarico para que o açúcar caramelize e vire uma casquinha.

Para comer, quebre a casquinha com a colher como a Amélie Poulain e enjoy! :)

Muito bom mesmo! <3

Crédito da receita: Panelinha

PS. Ah! E quem não assistiu “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” assista! – eu pelo menos amo esse filme!