• Raspas de 2 limões sicilianos (escolha, portanto, os mais bonitos!)
  • 2 colheres de sopa de chocolate branco em raspas
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina sem sal
  • 200g de chocolate branco em raspas para envolver os brigadeiros
  • Manteiga para untar as mãos

Neste final de semana foi o aniversário de casamento dos meus sogros e eu queria fazer algum docinho diferente além dos tradicionais brigadeiro e beijinho.

Eu já comentei aqui que ADORO limão siciliano. Estou sempre procurando alguma receita para utilizá-lo (você pode ver aqui ou aqui por exemplo), aproveitando que agora ficou super fácil de encontrar em quase qualquer supermercado. Então acabou sendo isso: resolvi testar alguma receita de brigadeiro de limão siciliano.

A maioria das receitas que eu encontrei foram iguais a esta, uma receita cedida pela proprietária da Maria Brigadeiro – uma brigaderia famosa. Custo acreditar que essa seja ipsis litteris a receita que fazem para vender, mas mesmo assim parecia que sairia algo bom, então fui testar. Anotem aí!

Modo de Preparo – BRIGADEIRO DE LIMÃO SICILIANO

1. Tire as raspas dos limões sicilianos com a ajuda de um descascador de frutas cítricas (esse objeto com furinhos que está na foto, perto do leite condensado) ou de um ralador. Tome cuidado para não pegar a parte branca da casca, pois ela amarga a receita.
2. Rale o chocolate branco. Ralei em casa com um ralado bem simples, daqueles de plástico mesmo!
3. Junte o leite condensado, a manteiga e as duas colheres de sopa de chocolate branco e leve ao fogo baixo até dar o ponto. Leva por volta de 10 minutos até que ele engrosse e solte do fundo da panela – esse é o ponto certo!
4. Desligue o fogo, acrescente as raspas de limão e mexa bem para dar sabor ao brigadeiro. Eu fiquei me perguntando se uma receita que não levasse suco de limão ficaria realmente saborosa. Fiquem tranqüilos! A receita fica maravilhosa, com sabor delicioso de limão.
4. Coloque em um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Faça bolinhas com as mãos untadas de manteiga. Passe no chocolate branco ralado e coloque em forminhas bem bonitas – afinal, as pessoas comem com os olhos, então faça tudo bem bonito! ;)

Uma boa dica é utilizar ingredientes de qualidade na receita. Assim você também garante um docinho gostoso. Prefiro utilizar Leite Moça por exemplo, que considero melhor para dar ponto neste tipo de doce.

E, é claro, nada de chocolate hidrogenado peloamordedeus!

Só posso dizer que ficaram deliciosos! Pena que uma receita rende tão pouquinho – apenas 30 docinhos! Da próxima vez vou fazer um montão!!

Beijos!