• 200g de arroz (é um copo pequeno, tipo aquele no qual vem a Nutella)
  • 3 copos de água (a mesma medida que usou para o arroz)
  • 1 litro e 200ml de leite (pode precisar de mais para acertar a consistência)
  • 2 colheres de sopa de açúcar (pode precisar de mais para acertar o sabor)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 vidro de leite de coco
  • Canela em pó a gosto

… brûlée!
… consegui mãe! :)

Minha mãe faz um arroz doce que eu acho fantástico. É aquele doce de mãe simples, gostoso, e que quando você quer aprender ela diz assim: ah, nem tem uma receita!

Bom, eu pelo telefone essa semana consegui aprender o da minha mãe e ficou quase igual. Ficou maravilhosooo! Perfeito mesmo só se a mamãe tivesse feito. Mas é sério, o pessoal comeu que só, não durou nem um dia!

Vou tentar ensinar pra vocês aqui como ela me ensinou. Ótima pedida pra Festa Junina né pessoal, junho já está aí já, olha que coisa!

Modo de Preparo – ARROZ DOCE

Em uma panela grande (eu usei a de pressão só por causa do tamanho, que é ideal), cozinhe o arroz com a água apenas. Eu coloquei 1 copo de arroz para 2 copos de água e deixei em fogo alto. Quando a água secou eu achei que ainda não estava bom e acrescentei mais 1 copo de água. Quando a água quase secou novamente já estava bom – macio.

O importante é cozinhar bem o arroz na água, porque no leite ele não vai cozinhar. Depois de o arroz estar cozido (pode ainda ter um restinho de água secando ainda, não tem problema), acrescente um pouco de leite só até cobrir uns dois dedos o arroz. Acrescente as 2 colheres de açúcar. Vá mexendo sempre, devagarinho com uma colher de pau para não grudar no fundo.

Isso é muito importante: o leite vai começar a ficar grossinho. Só conforme for secando vá adicionando mais leite, sempre aos poucos. Assim, o arroz doce vai ficar cremoso. É a dica de ouro do arroz doce bom.

Depois da primeira vez que eu acrescentei o leite e ele deu uma engrossada, adicionei o leite condensado e o leite de coco. Continue sempre adicionando leite aos poucos, mexendo e esperando engrossar. Paciência que vale a pena ;)

Vai pelo menos 1 litro de leite para essa quantidade de arroz. Eu adicionei ainda mais uns 200 ml para que ele não ficasse muito seco. Atenção: não deixe muito seco porque quando você levar à geladeira ele vai dar mais uma secada.

Ao final experimente e se preferir acrescente mais açúcar. No meu eu ainda adicionei mais 2 colheres de sopa no final. Ficou ótimo!

São mais truques para ficar bem gostoso do que passos. No final é bem fácil de fazer! Só ficar mexendo e pronto!

Coloque em um refratário e polvilhe canela por cima – eu adoro. Leve à geladeira até esfriar – apesar de que aqui em casa teve gente que comeu quente mesmo, e raspou a panela! Nem colou dizer que dá dor de barriga, rs!

Eu ainda tive a ideia no final de fazer o meu brûlée! Na hora de servir, coloquei um pouco do doce em um ramekin, polvilhei açúcar e queimei com um maçarico para criar a casquinha. É bem simples o maçarico que eu tenho; paguei baratinho no Mercado Livre e recomendo para quem gosta de brincar na cozinha! Nem preciso dizer que essa casquinha deu um toque mais do que especial para a receita né!

Estava com saudades de postar por aqui. Vida louca que me consome e me tira da cozinha. Mas eu sempre volto ;)

Beijos!

Ps. Outra ótima dica para Festa Junina é este Bolo de Milho. Fácil e divino. Também um dos favoritos daqui de casa!